Redução de Resíduos Destinados ao Aterro

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na legislação ambiental do Brasil, é exigido que as empresas implementem a gestão de resíduos através do uso de novas tecnologias nas quais irão ajudar na redução da quantidade de resíduos gerados e, consequentemente, descartados.

 

Por causa disso, os aterros sanitários se tornaram desnecessários e é nosso dever e de evitá-los para manter o meio ambiente saudável.

O sistema de gestão ambiental também contribui para mostrar para as empresas a responsabilidade ambiental.

 

A norma ISO 14001 é muito importante para favorecer um ambiente mais sustentável, pois foca no uso consciente dos recursos naturais, emissões de gases, gestão adequada dos resíduos, entre outros.

 

Além disso, o sistema de gestão ambiental (juntamente aos programas de redução de resíduo), se torna uma ferramenta indispensável para empresa.

Mas porque evitar o aterro Sanitário?


Todo projeto de aterro sanitário deve ser elaborado seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O não cumprimento das orientações técnicas caracterizadas nas normas podem acarretar em graves impactos ambientais.
 

Os aterros sanitários tem suas vantagens mas, também, existem algumas desvantagens importantes quando o assunto é evitar o descarte resíduo neles.

 

Saiba quais são as desvantagens:
 

➡ Danifica as estradas (por causa de veículos pesados);
➡ Polui o meio ambiente, contaminando os lençóis de água;
➡ Libera gás metano, o que agrava o efeito estufa e oferece perigo aos moradores nas proximidades;
➡ Abriga animais transmissores de doenças (ratos e moscas);
➡ Menos materiais são reciclados ou reutilizados, o que acarreta em uma perda econômica quanto os resíduos são destinados a aterros. 

A Coleta Seletiva é a Melhor Solução!

Clique, Entre em Contato e Saiba Mais Detalhes!

A coleta seletiva dentro das empresas possibilita ganhos financeiros pelo simples fato de reduzir a quantidade de resíduos que serão descartados no aterro sanitário.

 

Além do mais, é possível separar o lixo comum do reciclável, lucrar com a venda desses resíduos e se tornar uma empresa ecologicamente correta.

 

É difícil de acreditar, mas em algumas empresas não ainda existe projeto de coleta seletiva. E essas empresas perdem muito com isso. E o meio ambiente também sai perdendo, claro.

Para construir um aterro sanitário cada cidade gasta entre 5% a 10% do seu capital. E com a coleta seletiva a cidade sai ganhando, além de ser um projeto que gera emprego para os moradores. 

 

Quando a sua empresa faz o gerenciamento do  resíduo produzido, ela irá identificar novas oportunidades de negócios e lucrar com isso.

Nós da CICLO temos como foco atuar na redução de resíduos destinados ao aterro sanitário com a ajuda de uma equipe especializada!

Buscamos destinações mais nobres aos resíduos de nossos clientes, possibilitando a reciclagem ou reutilização em outros processos produtivos.

Fale Conosco!