• Ciclo Gestão de Resíduos

Tipos de energia sustentável no Brasil

Atualizado: 13 de Set de 2019

Veja quais são e como funciona cada tipo de energia sustentável!


O que é energia sustentável?


Basicamente, o conceito de sustentabilidade envolve o princípio pelo qual devemos suprir nossas necessidades sem que isso prejudique gerações futuras.


Dessa forma, a ideia de energia sustentável abranja a consciência de que devemos dar preferência a fontes de energia renováveis e, claro, não poluentes.


Esse tipo de energia contribui para a conservação do planeta para deixá-lo em boas condições para as próximas gerações.


Qual a importância da Energia Sustentável?


O aumento das fontes de energia sustentáveis é uma necessidade cada vez maior. Substituir as antigas formas de produzir energia é essencial para diminuir (até parar) o aquecimento global.


Se não começarmos a pensar de maneira mais sustentável em relação às fontes de energia o efeito estufa pode alterar a temperatura do planeta entre 2 e 4,9 graus até 2.100, o que seria terrível para todos.


Vamos ver agora, quais são as fontes de energia renováveis que temos no Brasil?


Fontes de Energia Sustentável


Mas então, quais são os principais tipos de energia sustentável mais conhecidos?


SOLAR



A energia do sol pode ser transformada em energia elétrica por meio de painéis, que captam essa energia solar e transforma em energia elétrica ou térmica.


Embora tenha um enorme potencial, a energia solar é pouco aproveita no Brasil. O que é um desperdício total, pois poderíamos ter energia de graça se o governo e Engenheiros investissem nisso.


Imagine só se, em um edifício, que fosse munido dessas placas, o que aconteceria? Todo mundo que vivesse nesse condomínio teria uma redução na conta do mês.


Não só isso, estaria também poupando energia de modo geral. Agora imagina uma cidade inteira com esse prédios, o tanto que economia que não iria haver?


Eólica



Os ventos também são uma excelente fonte de energia sustentável. Esse vento é capturado por uns tipo de moinhos, com as pás bem grandes.


Então, o movimento gerado por essas pás se transforma em energia elétrica limpa.


No Brasil a exploração dessa tipo de energia sustentável ainda é baixa, mas estatísticas dizem que o país já ocupava o oitavo lugar no mundo.


Infelizmente essa tecnologia é muito cara, mas tenho certeza que vamos chegar lá!


Onde você pode encontrar essas ''fazendas de energia Eólica''?

No Parque Eólico de Osório: instalado no município gaúcho de Osório, é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.


Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). SAIBA MAIS SOBRE ENERGIA EÓLICA

Bioenergia


Esse tipo de energia é responsável por quase 10% da energia consumida no país. A energia desse meio se dá pela queima de materiais orgânicos.


E, toda essa matéria orgânica da biomassa é de origem vegetal ou animal. Sendo assim, a produção dessa bioenergia se dá devido à decomposição uma variedade de plantas, madeira de demolição, restos de alimentos e até do lixo.

A utilização da bioenergia é essencial para o desenvolvimento de novas alternativas energéticas.


A biomassa já é utilizada na fabricação de vários outros biocombustíveis, como o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.


Na China Construiram a maior usina bioenergética do mundo. Veja AQUI


As principais fontes de energia sustentável


Tecnologias de energia sustentável incluem também energia hidroelétrica, a energia geotérmica, a bioenergia, a energia das marés. Todas elas ajudam a melhorar a eficiência energética.

Interessante, não é?


3 visualizações