• Ciclo Gestão de Resíduos

Reciclagem de Vidro: Dicas de Reutilização e Descarte Correto

Conheça o processo de reciclagem de potes e garrafas de vidro em 6 simples etapas. Veja Também em quais produtos o vidro pode ser transformado. Aproveite o Conteúdo!

O potencial de reciclagem do vidro é tão grande que um Kg de vidro produz outro kg de vidro novo, pronto para ser reutilizado em outros produtos.


O Vidro pode passar pelo processo de reciclagem infinitas vezes sem perder suas características iniciais. De simples de transformação, veja a seguir que pode ser feito após sua reciclagem.


Etapas da Reciclagem do Vidro

1 – Coleta do Vidro


O vidro é coletado e separado por cor: transparente, verde, azul ou marrom, para poder garantir a qualidade dos novos materiais que surgirão depois dos processos de reciclagem.


2 – Limpeza


O material selecionado será sujeitado a um processo de limpeza para retirada das substâncias que podem ter vindo no próprio vidro, como rótulos e tampas metálicas. Nessa etapa são usados tanques com água ou esteira com eletroímãs.


3 – Seleção


Após ter passado pelo processo de limpeza, o vidro é transferido para uma esteira ou mesa para a retirada de outras impurezas, como pedras, terra ou plástico que tenham permanecido no estágio anterior e que podem comprometer a qualidade do vidro reciclado.



4 – Fragmentação


Nessa fase as embalagens são colocadas em um triturador, que mói o vidro e o transforma em cacos uniformes, o que facilita a outra etapa do processo da reciclagem do vidro.


5 – Triagem


Após a trituração, o vidro passará por uma nova seleção, na qual retira qualquer detrito de outro material que possa ter ficado entre o vidro reciclável.




6 – Fundição


Finalmente o material reciclável é encaminhado à empresas fabricantes de vidro, que o submeterá a temperaturas entre 1.000º e 1.200º, transformando os cacos em novos objetos de vidro.

Veja algumas coisas impressionantes que podem ser feitas com vidro reciclado:




Novos produtos

Os vidro reciclado vai ganhar novas formas e utilidades. Com o vidro reciclado dá para fazer potes, garrafas, artigos decorativo, tampo de mesa, box de banheiro, cinzeiros... Além do básico, o vidro reciclado pode ser inserido na fabricação de algumas partes de um carro, na indústria aeroespacial, Indústria naval, em telhas, cadeiras, brinquedos de parque e etc.


Mas, se você jogou no lixo comum, o vidro utilizado pro você irá ficar por muitos anos no meio ambiente, se decompondo lentamente. Agora, se você destinou corretamente, o vidro descartado pode voltar ao ciclo de vida como outras coisas que serão utilizadas novamente.


Dê a destinação correta para o seu vidro e ajude o meio ambiente!!

Ideias Criativas para Reutilizar potes de Vidro


Você ainda tem a opção de reutilizar os vidros de palmito, maionese, geléia, garrafas, entre outros. Veja alguns exemplos:






Quer dar a destinação correta e Reciclar seu Vidro Descartado? Fale com a Ciclo: http://bit.ly/cicloresiduos

✅ 19 99207-3136 Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Deixe sua opinião! E até a Próxima!

368 visualizações