• Ciclo Gestão de Resíduos

O que fazer com o vidro que não usamos mais?

O uso do vidro em diversas embalagens, tem aumentado cada vez mais. O que fazer na hora de descartar o vidro?


Será que devemos descartar as embalagens de vidro e vidro em geral no lixo comum?

A resposta é Não! Os vidros não são biodegradáveis ou seja, que pode ser destruído por um agente biológico, então podem permanecem na natureza por até de dez mil anos. Isso é muita coisa! Então, o que devemos fazer com os vidros? O melhor a se fazer é reciclar todos os materiais feitos de vidro.


Vantagens da Reciclagem do Vidro

➡ Diminuir o volume de lixo nos aterros; ➡ 100% do vidro pode ser reaproveitado; ➡ A devastação das matas e a extração de areia em rios diminui; ➡ Economia de 70% do total que se gastaria se fosse fazer vidro novo; ➡ Economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima a cada tonelada de vidro reciclado.

Soluções


Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o impacto no meio ambiente. Prefira comprar produtos com embalagens de vidro retornável, pois assim podem ser trocados por um novo quando precisar novamente.


Você deve retornar essas embalagens lugar onde foi comprado, fazendo isso, você ajuda a facilitar o processo.

Quando a embalagem desse produto não for retornável, faça em sua casa mesmo um tipo de lixo para cada tipo de material, separando os recicláveis do lixo orgânico. Nessa coleta seletiva, você deverá separar o vidro já limpo e seco, para que sejam direcionados aos locais adequados de coleta.

Viu? Você pode sim cooperar com esse sistema, basta criar o hábito de fazer a separação conscientemente.


Outra opção é entregar esses objetos catadores que darão a destinação correta desses materiais, levando para depósitos onde o vidro é mandado para a reciclagem.


PROCESSO DE RECICLAGEM DO VIDRO


O vidro pode passar pelo processo de reciclagem muitas vezes sem perder a qualidade.


No processo de reciclagem o o vidro passa pelos seguintes passos:


1) Lavagem,

2) Remoção de impurezas: como metais, pedras, plásticos e qualquer outro material que possa atrapalhar o processo; 3) Passagem pelo eletroímã: onde são separados metais que podem ser contaminantes;

4) Prensa e Triturador: o vidro é triturado, até se transformar em pequenos cacos de vidro;

5) Fundição: o material é derretido a uma alta temperatura; 6) Acabamento: nesse passo final é onde o vidro poderá ser moldado para fabricação de novas embalagens, que voltarão a circular no mercado.

OBS: Toda a água usada nesse processo é tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação do meio ambiente, rios e lagos. Apesar dessas vantagens terem sido comprovadas e aplicadas, ainda é pouco explorada no nosso país.

Ainda é necessário investimento, de órgãos públicos e privados para poder desenvolver o mercado de reciclagem de vidro. Nós da Ciclo podemos ajudar na coleta seletiva! Afinal, Responsabilidade é o nosso negocio!


Fale conosco pelo WhatsApp: 19 99207-3136 - http://bit.ly/cicloresiduos


Até a Próxima!


80 visualizações