• Ciclo Gestão de Resíduos

O Que Causa a Poluição do Ar? 😷

A poluição do ar prejudica muito a nossa saúde e pode até aumentar risco de desenvolvimento de autismo, durante a gestação e no primeiro ano de vida, se as crianças ficam expostas a altos níveis de poluentes.

Conheça os Diferentes Tipos de Poluição


E como isso afeta a nossa saúde e a saúde do meio ambiente.



➡ Resíduos


A queima de resíduos e acumulação de lixo orgânico a céu aberto lançam substâncias químicas na atmosfera, todas são nocivas à nossa saúde.



➡ Agropecuária


A poluição do ar nos setores agrícolas produzem metano e amônia. Também há queima dos restos da produção agrícola, que causam asma e outras doenças respiratórias.

➡ Indústrias


Em muitos países, a produção de energia é uma das maiores fontes de poluição do ar. Processos industriais e o uso de solventes, nas indústrias de químicos e minerais, também poluem o ar.



➡ Ambiente Doméstico


Existem outras fontes de poluição do ar, inclusive no ambiente doméstico. Sim, dentro das nossas próprias casas.


O simples ato de cozinhar, onde há queima de gás natural, madeira, carvão ou biodiesel que pode ainda ser utilizado ainda para aquecer ou iluminar ambientes.

💡 Nesse caso, a solução para diminuir os impactos no meio ambiente, basta adotar combustíveis e fogões mais eficientes.


➡ Transporte


Reduzir a emissão de poluentes é essencial para poder melhorar a qualidade do ar que respiramos, principalmente nas grandes cidades do país.


O Ideal seria o uso de combustíveis mais limpos, carros mais modernos e outros soluções mais avançadas para podermos reduzir as emissões em até 90%. Outras boas soluções são utilizar outros meios de transporte como a bicicleta (elétrica ou não), os patinetes elétricos ou pegar carona. Se diminuirmos a quantidade de veículos transitando, já é um excelente começo!

Poluição Atmosférica Natural


Sim, a natureza também pode poluir o ar com erupções vulcânicas e grandes tempestades de areia. Mas, se fosse só essas fontes de poluição do ar, com certeza os níveis seriam bem menores.

Ficar informado sobre as diferentes tipos de poluição do ar pode dar medo, mas juntos podemos mudar isso.


Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar. Mesmo que seja pouco, faça sua parte!



Essas pequenas atitudes também podem reduzir o risco de doenças e salvar vidas! 🍀


Compartilhe a Informação! 💚



RECICLE

♻ www.cicloresiduos.com.br

180 visualizações