• Ciclo Gestão de Resíduos

Metal é 100% Reciclável. Você Sabia?

Atualizado: 31 de Mai de 2019

Muita gente nem imagina que é possível reciclar metal. Tenho certeza que você tem muito metal em casa então, confira quais são os metais Recicláveis.



Metal


Você sabia que, no Brasil, apenas 49% das latas de aço eram recicladas?


Mas, no ano de 2017 esse cenário mudou e foram reaproveitados 97,3%. Isso dá aproximadamente 303.900 toneladas só em latas de alumínio!

Todos sabemos que o metal é um dos artefatos mais utilizados no dia a dia, que se desdobra em embalagens de metais, arames e fios e outros tipos de produtos, no qual veremos no final do post. Após o uso, o metal geralmente é descartado pelo consumidor final e por empresas. Todo esse metal deveria passar por um processo de reciclagem para garantir o seu reaproveitamento. O que não afeta em nada a qualidade do Metal, que pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características iniciais. O alumínio, por exemplo, pode ser reciclado muitas e muitas vezes e continuar com suas características preservadas. Já o aço, após ser reciclado, acaba voltando para a cadeia produtiva, porém para ser transformado em latas ou peças automotivas, por exemplo.



Importância de Reciclar Metal


Não se se você sabe mas, a reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente.


Quando reciclamos o metal (ou compramos metal reciclado) estamos contribuindo muito com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para locais inadequados como aterros, para rios, lagos, matas.


Outra coisa que devemos lembrar é que a reciclagem de metal gera renda para milhares de famílias em todo o Brasil.


Muitas dessas pessoas que vivem da reciclagem do metal que atuam geralmente em cooperativas de catadores e recicladores de metal, material que tem um alto valor para a reciclagem.


Tipos de Metal Reciclável

Vou passar aqui alguns exemplos para você ver quanto material reciclável temos em casa. Veja Só: ✅ Latas de alumínio e aço (refrigerante, cerveja, molhos, atum, etc.); _ ✅ Fios de metal, Arames, pregos e parafusos; ✅ Tampas de garrafa ou qualquer uma metálica: de potes de iogurtes, doces, etc. ✅ Panelas, Canos, Ferramentas e Papel alumínio; ✅ Retalhos de folhas de flandre ou Chapas de metal; ✅ Molduras de quadros; ✅ Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc.); ✅ Fios e objetos de cobre e Ferragens em geral.

Viu só quanta coisa dá para reciclar? Agora que você já sabe, que tal separar tudo certinho em um lugar só para metais?

O Planeta agradece! 🌎🙏 Podemos contar com a sua ajuda de agora em diante? Compartilhe com seus amigos! Até a Próxima!

Quer Falar com a Ciclo? Clique Aqui: http://bit.ly/cicloresiduos

171 visualizações