• Ciclo Gestão de Resíduos

Materiais que Não Podem Ser Reciclados

Veja aqui os materiais que não podem ser reciclados nem na reciclagem doméstica ou em empresas de pequeno e médio porte. Esses materiais devem ter a destinação correta. Veja tudo a seguir:


🍌 LIXO ORGÂNICO: Lixo orgânico são restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc. Mas, nesse caso você pode aproveitar e fazer uma compostagem! A compostagem doméstica orgânica do lixo, além de reduzir o lixo, reduz também a emissão de gases do efeito estufa.


Outros benefícios:


Acredite ou não, essa prática faz bem para a saúde! De acordo com um estudo feito pelo fisiologista Christopher Lowry e pubicado no site americano Neuroscience, o contato com uma bactéria presente na compostagem, além de funcionar como um antidepressivo natural, ainda diminui alergias, dores e náuseas. 🧻 REJEITOS


São resíduos como: tecidos em geral, papel higiênico, absorventes e guardanapos e papel toalha sujos, fotos, espumas, acrílicos, espelhos, cerâmicas, porcelana, tijolos etc.


☢️ RESÍDUOS CONTAMINANTES:



Esses são bem específicos como as pilhas ou baterias. Procure locais adequados para o descarte, pode ser em alguns supermercados e shoppings.


Vá juntando todas em um saquinho separado para levar quando encontrar o local correto para fazer o descarte. Independentemente do tipo ou do tamanho, elas possuem os metais cádmio, chumbo e mercúrio e são prejudiciais ao meio ambiente e à nossa saúde. Veja no Google onde em sua cidade que tem postos de coleta de pilhas e baterias. Fazendo o descarte corretamente você estará evitando a contaminação do meio ambiente. Seja Consciente! 💉 RESÍDUOS HOSPITALARES:




O lixo hospitalar é encontrado em hospitais, clínicas veterinárias, consultórios, clínicas médicas, centros de pesquisas e laboratórios. E os mesmos devem ser descartados de forma correta, seguindo regras para evitar que o meio ambiente seja contaminado. ☣️ LIXO QUÍMICO ou TÓXICO:



Esses são as embalagens de agrotóxicos, latas de tinta, verniz, solventes, inseticidas etc. Esse tipo de lixo é um dos mais perigosos, pois contém substâncias químicas nocivas.


Os resíduos liberados por esse tipo de lixo podem se acumular no meio ambiente, podendo extinguir espécies e ainda causar gravíssimos problemas de saúde nas pessoas.



Pratique sempre um Descarte Consciente !!

♻️ www.cicloresiduos.com.br #Resíduos #MeioAmbiente #Preservação #Coleta #Rejeitos #Compromisso #Respeito #Empresas #Sustentabilidade #Sucata #Rastreabilidade #CicloResíduos #LixoOrgânico #EngenhariaAmbiental #EngenheiroAmbiental #SP #Contaminação #Hospitais #Quimica #Tóxico #campinas

43 visualizações