Caracterização de Resíduos

 

As empresas encontram dificuldade na hora de fazer a gestão de resíduos adequada. Isso se deve a grande quantidade de resíduos gerada e a sua composição.

Atualmente, a sociedade consome muito mais produtos industrializados do que antigamente. No passado a maioria dos resíduos eram orgânicos e voltavam para a natureza onde entravam em um processo natural de decomposição.

Ao contrário dos resíduos originados da produção de produtos inorgânicos, que não se decompõem ou que necessitam de um tempo muito maior para se degradarem por completo.

São exemplos os materiais como o vidro, plástico, metais, borracha, entre outros. Por causa disso é de grande importância fazer a gestão adequada e entender a diferença entre classificação e caracterização dos resíduos.

CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

A classificação dos resíduos abrange a identificação do processo de origem dos resíduos, além de seus componentes e características, listando os resíduos ou substâncias que podem causar mal à saúde e ao meio ambiente.

Nesse caso, a classificação de resíduos é definida na NBR 10.004/04 da ABNT, uma norma que estabelece os parâmetros para classificação dos resíduos sólidos, levando em consideração os riscos para o meio ambiente e a saúde da população.

Então, antes da destinação final, todo resíduo deverá ser processado da forma correta! Dessa forma,  a caracterização de resíduos é muito importante nessa etapa, onde determinará todos os problemas da amostra analisada.

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS

 

É esse processo que identifica a composição de determinados resíduos e, só depois de identificado quais os componentes presentes, é que o material poderá destinado adequadamente.

A caracterização de resíduos é realizada em laboratórios credenciados, a fim de se obter as propriedades e/ou características de cada resíduo, viabilizando então o tratamento para a destinação final adequada.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS QUANTO À SUA ORIGEM:

Resíduos Sólidos Urbanos: resíduos originados de residências urbanas e resíduo de limpeza urbana, como limpeza de ruas.
 

Resíduos Industriais: gerados nos processos ou instalações industriais.

Resíduos de Serviços de Saúde: são os resíduos gerados na área de atendimento médico e devem ser tratados como Resíduos de Serviços de Saúde.

Resíduos da Construção Civil: gerados de obras gerais de construções civis.

Resíduos de Serviços de Transportes: são resíduos navios, aviões, trens, ônibus e seus terminais (portos, aeroportos, rodoviárias e ferrovias).

Resíduos de Mineração: gerados em qualquer atividade de extração ou qualquer benefício vindo dos minérios.

Para todos esses problemas a CICLO tem uma Solução Responsável.

Fale com a CICLO GESTÃO DE RESÍDUOS http://bit.ly/cicloresiduos


✅ 19 99207-3136 - Pronto Atendimento Via WhatsApp
 

Show More